Por Daryanne Cintra
Edição: Denys Grellmann
Fotos: ACDD
Edição: Denys Grellmann
Fotos: ACDD
Com a idéia de estimular o aprendizado, professores da ACDD (Associação Cristã dos Deficientes) iniciaram neste mês, um projeto de plantio e colheita com os alunos, no próprio pátio da escola. Ao todo são três turmas, de alunos adultos, que estão participando da iniciativa. De acordo com a professora de informática e também colaboradora da ação, Neiva Jucemara Scheffer “os alunos que estão envolvidos são aqueles que possuem a parte intelectual e motora mais preservada. Pois são eles mesmo que plantam e que futuramente vão colher”, explica.
Além de estimular, a atividade tem um grande diferencial. Todas as sementes estão sendo plantadas dentro de garrafas pets, colaborando ainda para a reciclagem do material e preservação do meio ambiente. “Os próprios alunos trazem as garrafas de casa, além também de caixas de leites, jornais, restos de tecidos, entre outros. E agora estamos aproveitando tudo isso, não só na oficina de arte, como também em outras ações”, disse a professora. A horta alternativa será composta por hortaliças, frutas e ervas medicinais. Tudo o que for plantado será utilizado nos almoços e nos lanches, servidos pela instituição. As sementes frutíferas serão plantadas em solo, já as hortaliças e medicinais dentro das garrafas pets. Ao longo deste mês de inicio ao projeto, os alunos conheceram a importância da cada erva, para que elas servem e seus benefícios.
“O nosso objetivo com a horta, além de ser uma idéia maravilhosa para resolver o problema da falta de espaço, queremos conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Com o projeto eles estão tendo contato direto com a terra e com as plantas. Por fim, além do cultivo de produtos saudáveis, a idéia é forma de reaproveitar o material plástico, que supostamente seria jogado no lixo”, explica a professora. Ainda segundo Neiva, o resultado deste projeto será a longo prazo, uma vez que o trabalho com os alunos progressivo, mas, que se desenvolve ao longo do tempo. “As barreiras são multas, porém a vontade também é imensa”, conclui.
O projeto precisa de doações de sementes e mudas, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os alunos. Para ajudar basta procurar a ACDD que fica na Rua Mandaguari – 18, no Jardim Santa Rosa, ou pelo 3524-1388.
Nenhum comentário:
Postar um comentário